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Finalmente, 28 anos após a interdição, Florianópolis reinaugura a ponte Hercílio Luz

Após quase três décadas de interdição, a reabertura da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, ocorreu na manhã desta segunda-feira (30). O cartão-postal de Santa Catarina, mais antiga ligação entre o continente e a Ilha, foi totalmente aberto após a cerimônia que começou por volta das 10 horas com a presença de um grande público entre moradores, autoridades e turistas.

Enquanto autoridades faziam discursos, as passarelas de pedestres foram aos poucos sendo liberadas. Um dos pontos altos do evento foi o desfile de carros e motos antigos, com a participação do governador, dirigindo um Fusca de 1970. Depois do desfile dos veículos antigos, que partiram da cabeceira continental em direção à Ilha, a ponte foi totalmente liberada para os pedestres.

Muitas pessoas atravessaram totalmente a estrutura, vindo dos dois lados. No meio da ponte, era possível sentir um leve balançar com o vento. A ponte foi inaugurada em 13 de maio de 1926. Desde então, passou por duas interdições totais. Somente o projeto de restauração e reabilitação, que foi apresentado em 2005, deverá custar mais de R$ 486 milhões, conforme dados do governo do Estado.

No entanto, uma investigação na Assembleia Legislativa de Santa Catarina aponta que os gastos foram de R$ 688 milhões, levando em conta o dinheiro usado desde a década de 1980. “Estamos falando de gastos que teriam permitido a construção talvez quatro pontes em um padrão construtivo extremamente superior, mais moderno, com pelo menos o dobro da capacidade de tráfego.

A obra da ponte Hercílio Luz é talvez um dos melhores exemplos do que não deve ser feito em uma obra pública”, afirmou o promotor Diogo Ringenberg. Desde dezembro de 2018 o Ministério Público também move uma ação civil pública contra empresários e servidores, pois haveria irregularidades em dois contratos: um de obra de recuperação da ponte e outro de fiscalização da obra.

A ponte está liberada apenas para pedestres e ciclistas. O tráfego de outros veículos irá começar no dia 13 de janeiro com linhas de transporte público. A programação especial de reabertura da ponte, que inclui shows musicais, exposições e corrida, continua até domingo (5) nas duas cabeceiras da estrutura. A ponte pênsil foi interditada totalmente para veículos e pedestres em 22 de janeiro de 1982 por causa da deterioração de uma das centenas de barras de olhal.

A Ponte Hercílio Luz chegou a ser parcialmente reaberta em 15 de março de 1988, tendo sido liberado o tráfego somente a pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal. A medida não durou muito tempo. No dia 4 de julho de 1991, por risco de desabamento ocorreu nova interdição total.

O projeto de reabilitação foi apresentado pelo Governo do Estado em 2005, prevendo duas etapas: uma de recuperação das rampas de acesso insular e continental e outra do vão central da ponte. Em dezembro do mesmo ano, foi aberto edital de concorrência internacional para a primeira parte da proposta.

Apesar da reabertura, a restauração completa só tem previsão de ficar pronta no dia 20 de março de 2020. Até lá terá que ser retirada a estrutura provisória anterior e a pintura. Por ora, a prioridade para travessia será para o transporte coletivo, ciclistas e pedestres. O tráfego de veículos na estrutura será liberado aos poucos, com intervalo de aproximadamente 15 dias para permissão de um novo fluxo.

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