BrasilEnergiaMeio AmbienteTodos

Governo Bolsonaro autoriza acionamento de termelétricas para preservar reservas de hidrelétricas

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) autorizou o acionamento de usinas termelétricas, que produzem energia mais cara, para preservar os reservatórios das usinas hidrelétricas. O comitê também autorizou a importação de energia elétrica da Argentina e do Uruguai.

A decisão foi tomada em reunião extraordinária. Segundo o governo, a maior preocupação é com os reservatórios da região Sul, que podem ver a demanda crescer com a chegada do verão e estão com nível de suas barragens abaixo do recomendado. Em nota, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico informou que “especificamente para o Sul foi destacada a importância de se reduzir a geração hidráulica das bacias desse subsistema”.

O comitê afirma que a previsão para os próximos dias é de chuvas irregulares em bacias da região Sudeste, sem imediato aumento no nível dos reservatórios. O órgão afirma ainda que a retomada da atividade econômica vem contribuindo para o aumento no consumo de energia. A expectativa do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico é que, ao final do mês de outubro, sejam atingidos armazenamentos de 23,2%, 19,8%, 52,4% e 32,5% para os reservatórios dos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte, respectivamente.

Compartilhe nas redes sociais:

Comment here