AgronegócioBrasilTodos

Imea prevê avanço no plantio de soja em Mato Grosso com chegada das chuvas

Produtores de soja de Mato Grosso, maior produtor de grãos do Brasil, deverão avançar com o plantio de soja com a chegada de chuvas e previsão de mais precipitações nesta semana, avaliou nesta segunda-feira o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Com mais umidade, produtores poderão recuperar parte do expressivo atraso inicial.

Conforme o Imea, o Estado havia semeado 8,2% da área projetada até a última sexta-feira, ante 41,8% no mesmo período do ano passado, o que deverá resultar em uma colheita mais tardia no ciclo 2020/21. Depois de muita expectativa e preocupação, a chuva chegou de forma mais intensa em várias regiões do Estado.

De acordo com o Aproclima/TempoCampo, os volumes do dia 8 ao dia 18 de outubro alcançaram 35,58 mm, ficando próximo do percebido no último ano”, afirmou o Imea em boletim. Segundo o instituto, sojicultores procuram alternativas para que a “janela” da segunda safra não fique tão prejudicada.

Produtores plantam milho ou algodão após a colheita da soja. “Alguns destes, por exemplo, ainda buscam no mercado sementes de ciclo mais precoce para trocar pelos materiais já adquiridos”, afirmou, ressalvando que, dependendo de como for o clima na fase reprodutiva da cultura, materiais precoces podem apresentar redução de produtividade.

O Ministério da Agricultura divulgou nota nesta segunda-feira que aponta que a semana deverá ter chuvas em praticamente todo o País. Segundo boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), citado pelo ministério, a região Sul deve ter os maiores acumulados de chuva no centro do Estado do Paraná, que poderão ficar em torno de 80 mm.

No Sudeste, “não estão descartadas tempestades, com ocorrência de chuva forte, granizo e rajadas de vento, mas as chuvas serão mais escassas no norte de Minas Gerais”. Na região Centro-Oeste, as chuvas terão maior volume no norte do Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e leste do Estado de Mato Grosso. “Há possibilidade de ocorrência de chuva forte e rajadas de vento em algumas áreas da região”, diz o boletim meteorológico do instituto.

Compartilhe nas redes sociais:

Comment here