BrasilPolíticaSaúde e MedicinaTodos

Rebelião dos prefeitos gaúchos aumenta explosivamente e tratamento precoce do coronavirus ganha a adesão de mais 27 municípios

A imensa maioria dos 27 municípios da Encosta Superior do Nordeste do Rio Grande do Sul (região do entorno de Bento Gonçalves) já aderiu ao Termo de Ajustamento de Conduta fechado com o procurador federal Alexandre Schneider, pelo qual todos promoverão tratamento precoce dos cidadãos, distribuindo gratuitamente Kits Covid (hidroxicloroquina+ azitromicina + ivermectina). O novo embate contra a pandemia já começou e significa um ganho político e sanitário extraordinário sobre a atual política pública estadual do discurso único de bandeirolas restritivas, implantanda pelo governador tucano Eduardo Leite, com base em uma pesquisa fajuta de modelo eleitoral elaborada pela petista Universidade Federeal de Pelotas. Essa política incompetente e paralisante trabalha apenas com a expansão de leitos hospitalares e de UTIs, sem a criação de um único leito novo, sequer com compras emergenciais de respiradores, e nada mais além disso. Essa política também promove a desgraça de fechar os hospitais para cirurgias eletivas e outros tratamentos que são postergados de maneira criminosa. A atual política pública de combate à pandemia implantada no Rio Grande do Sul e em Porto Alegre pelos tucanos Eduardo Leite e Nelson Marchezan Junior fracassou rotundamente e precisa de ajuste imediato para que não morram mais gaúchos e se superlotem leitos hospitalares e UTIs.

O município de Bento Gonçalves, com 120 mil habitantes, o maior da região, já comprou os medicamentos, eles já chegaram e a distribuição preventiva começou na sexta-feira. Em todos os 27 municípios vai acontecer a mesma coisa. A distribuição dos Kits Covid será feita depois que o médico procurado pelo paciente prescrever os remédios e houver anuência do doente. O enfrentamento da pandemia de modo precoce, naquilo que é chamada de fase 1 (do primeiro ao quinto dia) revela resultados clínicos decisivos em todos os municípios onde ele já ocorre.

Em Itajaí, Santa Catarina, esta política já foi implantada pela prefeitura, que passou a distribuir o kit coronavirus para a população local no fim de semana em 16 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Centreventos para a distribuição do medicamento ivermectina. No total, até as 14 horas deste domingo, mais de 47 mil pessoas já haviam retirado gratuitamente a medicação, cujo tratamento profilático pode ajudar a prevenir e atenuar a infecção causada pelo coronavírus (COVID-19). A distribuição da ivermectina continuará sendo feita nas UBS e no Centreventos nesta semana.

Das 16 Unidades Básicas de Saúde que atenderam em regime de plantão no sábado e domingo, a maior procura pelo medicamento foi registrada no bairro Jardim Esperança, com 1.327 pessoas atendidas. Com mais de mil atendimentos, destacaran-se, também, o Centro Médico São Judas (1.074) e as Unidades Básica de Saúde do bairro Espinheiros (1.063) e São João (1.041). Nesses dois dias, o plantão nas unidades básicas somou 9.572 pessoas atendidas.

No Centreventos, onde está a central de distribuição, desde o primeiro dia de entrega da medicação, na terça-feira (7), a estrutura montada pela Secretaria de Saúde de Itajaí já atendeu em torno de 33 mil pessoas. Mais de cinco mil pessoas só no sábado (11). Entre médicos, enfermeiros, atendentes e equipe de apoio, mais de 150 profissionais estão no local, que funciona das 8 às 20 horas.

O espaço conta com 20 guichês de cadastro, 15 de triagem/avaliação, 11 para médicos e 22 para dispensação da ivermectina, todos eles distribuídos em uma ampla área de mais de 18 mil metros quadrados, a fim de evitar a aglomeração de pessoas. Idosos contam com atendimento preferencial.

“Além de toda estrutura que temos no Centreventos, decidimos abrir neste final de semana várias das nossas unidades de saúde, pelos bairros, para que mais pessoas tenham acesso ao tratamento profilático com ivermectina. É importante destacar que esta medicação tem apresentado atividade antiviral e pode ajudar no combate ao coronavírus, além de ser segura e com baixíssimos efeitos colaterais”, comenta o prefeito Volnei Morastoni.

O tratamento profilático é mais uma estratégia de enfrentamento à COVID-19 oferecida no município de Itajaí. A intenção é tratar cerca de 100 mil moradores de forma precoce para prevenir e atenuar a infecção causada pelo coronavírus. O uso do remédio não substitui as demais medidas preventivas, como uso obrigatório de máscara, higiene das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%, e a manutenção do distanciamento e isolamento social.

Segundo a Secretaria de Saúde de Itajaí, a adoção do medicamento ivermectina foi baseada na experiência de algumas cidades e países, além de instituições brasileiras, como a Unimed e o Hospital da Marinha do Brasil. A medicação também teve resultados positivos no Centro Ambulatorial de Triagem de Coronavírus de Itajaí, onde médicos observaram significativa melhora em pacientes sintomáticos tratados com o remédio.

Confira unidades com distribuição gratuita do remédio:
UBS Bambuzal: Rua São Joaquim, 399, loteamento Bambuzal.
UBS Brilhante: Rua José Lana, nº 70 – Brilhante.
CMR São Judas: Rua Carolina Vailatti, s/nº – São Judas (ao lado do Asilo Dom Bosco).
UBS Cidade Nova II: Rua Agílio Cunha, s/n° – Cidade Nova.
UBS Cordeiros: Rua Odílio Garcia s/n°, próximo à igreja de São Cristóvão – Cordeiros.
UBS Espinheiros: Rua Firmino Vieira Cordeiro, 1778 – Espinheiros.
UBS Fazenda e Cabeçudas: Rua José Correia, nº 163 – Fazendinha.
UBS Imaruí: Rua Leodegário Pedro da Silva, s/nº – Imaruí.
UBS Jardim Esperança: Rua Sebastião Romeu Soares, s/n°, em frente ao colégio Melvin Jones – Cordeiros.
UBS Limoeiro: Rua Edmundo Leopoldo Merisio, s/nº – Limoeiro.
UBS Rio Bonito: Rua Nilson Edson dos Santos, s/nº – Rio Bonito.
UBS Salseiros: Rua César Augusto Dalçóquio, s/nº – Salseiros.
UBS Santa Regina: Rua Domingos de Almeida s/nº, loteamento Santa Regina.
UBS São Francisco de Assis: Rua João Antônio Martins, s/nº – Loteamento São Francisco de Assis, bairro Santa Regina.
UBS São João: Rua Pedro Rangel, ao lado da igreja – São João.
UBS Itaipava: Avenida Itaipava, s/nº – Itaipava.

Compartilhe nas redes sociais:

Comment here