AgronegócioMundoTodos

Safra de trigo 2020 da Rússia deve alcançar 77,5 milhões de toneladas

A safra de trigo da Rússia, maior exportadora global do cereal, deve atingir 77,5 milhões de toneladas neste ano, alta de 4% em relação a 2019 e segunda maior produção da história, apesar dos resultados variados entre as regiões do país, disse a consultoria francesa Agritel.

A estimativa é superior à fornecida pelo Ministério da Agricultura russo, mas fica abaixo das publicadas por outras consultorias, entre elas a Ikar, que elevou sua projeção para 79,5 milhões de toneladas nesta segunda-feira, versus expectativa anterior de 78,5 milhões de toneladas.

“Apesar da seca prolongada na primavera (do Hemisfério Norte) e do inverno sem neve, o potencial do trigo de inverno na Rússia tem estimativa superior à do ano passado”, disse a Agritel em nota nesta segunda-feira. “As perdas significativas no território de Stavropol e os danos no distrito de Krasnodar e na região de Rostov devem ser parcialmente compensados pela safra muito promissora nas partes centrais das regiões produtoras de trigo, bem como na região de Volga, onde as condições continuam excelentes.”

A Rússia deve iniciar a colheita de trigo dentro de uma ou duas semanas. A consultoria estimou a produção de trigo de inverno em 56,8 milhões de toneladas, alta de 6,5% na comparação anual, enquanto a safra de primavera foi projetada em 20,7 milhões de toneladas, recuo de 1,9%. A Agritel disse que as previsões podem ser ajustadas nas próximas semanas, dependendo das condições do trigo de primavera.

Compartilhe nas redes sociais:

Comment here